Gestão de Empresas

O que é Gestão de Empresas?

Gestão empresarial, como o próprio nome diz, é sobre o gerenciamento e administração de uma empresa, consistindo em um conjunto de ações e estratégias que são aplicadas a um determinado negócio (empresa) e que utiliza dos recursos humanos, financeiros e estruturais da mesma com o foco de crescer e obter melhores e maiores resultados.

Essa área engloba todas as tarefas, desde o planejamento, gestão de pessoas, gestão de projetos, gestão de conhecimento, sustentabilidade, valores, políticas da empresa, gestão financeira até inovação tecnológica. Com a aplicação de políticas internas, ações e estratégias necessárias, a Gestão de Empresas irá alinhas pessoas, propósitos e processos por meio de atividades, informações, decisões, recursos, relacionamentos e avaliações, contando com suporte digital. Neste sentido, uma gestão bem-sucedida leva à diferenciação competitiva de uma empresa.

A Gestão de Empresas enxerga a empresa como um organismo vivo e dispõe de competências capazes de sustentar um crescimento com lucro.

Qual a importância da gestão empresarial?

Em um mercado cada vez mais competitivo, dinâmico e em constante mudança, a empresa que deseja ter sucesso precisa acompanhar as constantes alterações no seu ambiente, identificando ameaças e continuando na busca de novas oportunidades de crescimento. Ou seja, ela deve manter os diferenciais competitivos no nicho de mercado em que atua. Para isso, é indispensável que a gestão empresarial seja assertiva para que as diretrizes e decisões gerem o impacto positivo, necessário para a sustentação do negócio.

Para sobreviver, uma empresa precisa agregar valor para as partes interessadas – os chamados Stakeholders, que são os proprietários e acionistas da empresa, seus clientes, fornecedores, colaboradores e também a sociedade. A correta Gestão de Empresas fará com que essa meta seja atingida,tornará a empresa mais competitiva em meio aos concorrentes e mais confiável para os seus parceiros, além de conduzir com harmonia a atividade empresarial, demonstrar e transparecer os objetivos sociais da organização, entre outros fatores importantes para a continuidade do negócio, até em questões como melhor preparo para atender as atuais exigências fiscais e tributárias.

Boas práticas de gestão de empresas podem ajudar bastante na compreensão do próprio negócio e do mercado em que a empresa atua, podendo assim ter uma definição muito mais realista sobre os resultados almejados, bem como se planejar melhor para o futuro.

Como a tecnologia pode ajudar na gestão empresarial?

Para ajudar os gestores de uma empresa, estão disponíveis no mercado os softwares de gestão de empresas, com modelos variados para atender os mais diversos tipos de necessidades

Software de Gestão de Empresas

O Software de Gestão de Empresas tem muitas aplicações que são utilizadas para os processos de gestão, ajudando as empresas a acelerar os processos de negócio, de forma mais flexível e adequada.

A Utilização de um Software de Gestão de Empresas ajuda a poupar tempo e dinheiro, com aplicativos podendo fazer várias tarefas, e permitindo o acompanhamento do histórico e progresso dos aspectos da empresa.

Além disso, a utilização do Software permite a integração de dados, facilitando o cumprimento das regulamentações acesso e partilha das informações. Essa integração dá mais segurança e centraliza a extração das informações, o que consequentemente, contribui para o crescimento do negócio.

Outras vantagens da utilização de Softwares de Gestão Empresarial são:

  1. Manter as finanças da empresa sob controle de forma organizada
  2. Diminui as chances de erro nas informações
  3. Permite um controle eficiente de estoque
  4. Reduz custos, agiliza os processos com qualidade e eficácia
  5. Otimiza o fluxo da informação e a qualidade da mesma dentro da organização (eficiência)
  6. Facilita o processo de tomada de decisão
  7. Elimina a redundância de atividades
  8. Permite a automazição de tarefas, reduzindo a carga de trabalho
  9. Melhora o controle de operações da empresa
  10. Reduz os limites de tempo de resposta ao mercado

No Software de Gestão TagPlus, por exemplo, você conta com recursos como:

  1. Emissão de NFC-e, NF-e, Cupom Fiscal, NFS-e
  2. Controle Financeiro automático
  3. Emissão de boletos
  4. Controle de Contas a pagar e a receber
  5. Loja Virtual Integrada
  6. Controle de Vendas
  7. Criação de pedidos de venda e ordens de serviço
  8. Pontos de Venda
  9. Impressão de Recibos de Venda
  10. Gestão de Compras
  11. Cadastro automático de Fornecedor e Produtos
  12. Pedidos de Compra
  13. Cálculo de valor de custo
  14. Gráficos e Relatórios dos produtos mais e menos vendidos, além de produtos com estoque baixo.
  15. Cadastro de produtos
  16. Cadastro e Gerenciamento de clientes

Somente as grandes empresas devem usar o Software de gestão empresarial?

Não. A tecnologia é o alicerce para que as pequenas empresas cresçam de forma sustentável, e o investimento em gestão pode ser o diferencial entre o sucesso e fracasso do negócio.

A correta gestão do negócio irá tornar uma empresa de qualquer porte mais competitiva e permitir o seu crescimento no mercado, portanto, é importante que toda empresa invista na gestão empresarial.