Controle de Vendas

O Controle de Vendas de um negócio é algo extremamente importante. É através dele que a empresa se torna mais organizada.

A ausência dele pode provocar desequilíbrio na equação que existe entre seu empreendimento e o mercado de atuação que esse se encontra envolvido.

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O Controle de Vendas de um negócio é algo extremamente importante. É através dele que a empresa se torna mais organizada.

A ausência dele pode provocar desequilíbrio na equação que existe entre seu empreendimento e o mercado de atuação que esse se encontra envolvido.

Não é isso que você deseja não é mesmo? Para que sua empresa não fique em “maus lençóis” é preciso primeiramente que o dono faça uma análise para identificar em quais aspectos no setor de vendas ele está cometendo equívocos.

A área de vendas é essencial para o desenvolvimento da empresa e o seu controle é a base de todo esse edifício. Se tudo for elaborado corretamente o empresário terá como resultado o aumento de seus lucros, mas se o fato for contrário poderá gerar danos no orçamento.

Por isso vamos hoje tratar dessa temática tão importante: O Controle de Vendas! Agora é a hora de colocar em prática o uso dessa forma de sistema, aumentando as suas chances de acertos e reduzindo as de erros. Vamos lá?

O Controle de Vendas – O que é e para que serve

Esse sistema é caracterizado por ser um processo, no qual é dividido em etapas com tarefas que estão relacionas às vendas (passadas e futuras) junto ao consumidor final.

Em cada fase é feito um estudo por meio da fiscalização de serviços. Nessa pesquisa ocorre a observação de todo o trabalho, as formas como as mercadorias são compradas, armazenas em estoque, expostas no estabelecimento, negociadas, etc.; todos os passos devem ser levados em consideração, até o final do processo que é quando o produto é repassado ao cliente.

A atividade se baseia na sugestão de melhorias para as metodologias que são utilizadas.

Assim, podemos perceber que o Controle de Vendas ultrapassa o conceito das vendas em si, ele não se limita e atinge todos seus derivados, como por exemplo o estoque, o sistema financeiro, ou até mesmo a forma de atendimento de seus funcionários.

É através dessa forma de gestão que o empresário passa a ter a oportunidade de tomar ciência de todas as questões que envolvem seu negócio e, dessa forma utilizar de ferramentas para identificar e sanar os erros que já foram cometidos, planejando um futuro de otimização e organização.

Motivos para utilizar o Controle de Vendas

Tome como exemplo o setor de estoque de uma empresa. Observe seus produtos e analise se os mesmos apresentam uma demanda satisfatória em relação ao público consumidor.

Estabelecendo o Controle de Vendas, esse será um processo otimizado, já direcionado à satisfação de seus clientes e à fonte de lucros e rendas para o empresário.

O procedimento serve para gerar um volume de informações, que “automatizam” as formas de execução de certa atividade desenvolvida, estreitando a relação que existe entre o comércio e o cliente.

Além disso, sua implementação traz organização e isso como consequência gera tempo para outras atividades. Dessa forma, é possível o acesso à criação e planejamento de feitos futuros, tudo como forma de ampliação do negócio.

Aplicando o controle de vendas

Para que o sistema funcione é necessário a aplicação das diversas etapas nos processos da empresa. O negócio deve estar em ordem para que seja capaz de possibilitar a fiscalização e estudo para obtenção de resultados melhores.

Acompanhe a seguir a descrição de cada passo a ser seguido:

Proposta Comercial

Para começar é preciso que se crie uma proposta comercial no Controle de Vendas. Através da criação de um catalogo de vendas (de serviços ou mercadorias) e definição de qual será o público alvo atendido.

Nessa fase deve ser levado em consideração os hábitos, comportamentos e preferencias dos consumidores atingidos. Assim, crie um relatório com tais especificações, explicando como os produtos atenderam as exigências desses clientes. Dê preferência para mercadorias de qualidade e também para certa variedade, já que os compradores buscam por ter opções na hora de realizar a compra.

Valorize a fase dos pedidos de vendas

Essa é uma etapa de grande importância, tanto em relação às vendas físicas quanto as realizadas através do uso da internet. Os cuidados com os pedidos e as solicitações dos clientes devem ser muito bem atendidos para que as transações sejam bem-sucedidas.

Estabeleça um canal de confiança com seu público, esclareça dúvidas e aceite sugestões, crie uma página na internet, peça feedbacks. Esses procedimentos podem maximizar em até 30% os resultados do setor.

Um dos principais fatores para o sucesso de qualquer negócio ou empresa é possuir funcionários estimulados. Ter à disposição vendedores que trabalhem felizes e com mais vontade. Acredita-se que para incentivar essa etapa é preciso adotar uma política de benefícios, traçando metas, oferecendo comissões e outras vantagens.

Garanta a segurança de sua empresa

Faça a emissão da venda e o Controle de Vendas; gere esse documento que é capaz de comprovar que a transação ocorreu entre as duas partes, qual foi o valor gasto e a data do acontecimento.

Estude quais são as possibilidades de controle fiscal de sua região, adeque-se a melhor e conte com um software de gestão comercial para facilitar nessa fase. O TagPlus faz isso pra você. Passe a trabalhar com documentos fiscais de forma fácil e integrada com um sistema competente para organizar o seu varejo. Clique aqui e teste grátis por 15 dias.

Preços ajudam a manter o Controle de Vendas

As lojas querem vender e os clientes querem comprar, mas querem que o produto seja barato. Por isso analise seu cliente, verifique a faixa de gastos desse público. Estipule a partir disso melhores valores paras as mercadorias e ofereça opções de parcelamento.

Realize o controle de estoque

Essa é uma fase muito importante. Observe que foi usada, inclusive, no exemplo inicial do texto. O Controle de Vendas e o controle de estoque caminham juntos na jornada pelo sucesso.

É necessário que seu estoque tenha quantidade adequada de mercadorias e que as mesmas não fiquem ali acumuladas. Fiscalize os produtos que entram e saem desse setor, dê preferência ao uso de um software comercial que automatiza esse procedimento.


Cada ponto citado deve ser supervisionado, lembrando que as vendas não se limitam apenas ao ato de vender. Dê valor a todas as fases do processo, cuide de cada etapa e crie um ambiente de trabalho saudável, para seus funcionários, para seu bolso, para a empresa e para você.

Cada ponto citado deve ser supervisionado, lembrando que as vendas não se limitam apenas ao ato de vender. Dê valor a todas as fases do processo, cuide de cada etapa e crie um ambiente de trabalho saudável, para seus funcionários, para seu bolso, para a empresa e para você.

Quero Controlar minhas vendas
Homem sorridente