Controle Financeiro

Para qualquer empresa que deseja ter sucesso, é crucial que seja feito um constante controle financeiro.

O que é Controle Financeiro

O Controle financeiro é a coordenação das atividades e avaliação da condição financeira da empresa, que é dado pelos relatórios financeiros obtidos através dos dados patrimoniais e da situação do fluxo de caixa.

Através dele, o empresário irá saber como, onde, quando e a quantia de dinheiro que foi tanto ganho quanto gasto e com isso prever despesas e receitas e entender entradas, saídas, receitas e dividendos.

Úteis para as tomadas de decisões empresarias, os controles devem ser feitos com frequência e são fundamentais para o dia a dia da empresa, e são também o primeiro passo para a gestão do capital de giro. A boa administração do capital de giro para empresas de pequeno porte, por exemplo, resolve basicamente a maioria dos problemas de natureza financeira.

Tipos básicos de Controle Financeiro

  • Controle diário de caixa:

    Registra todas as entradas e saídas de dinheiro e apura o saldo existente do caixa.
  • Controle bancário:

    Registro diário da movimentação bancária e do controle de saldos existentes.
  • Controle diário de vendas:

    Acompanhamento de vendas diária e do total das vendas acumuladas durante o mês.
  • Controle de contas a receber:

    Controle dos valores a receber (vendas a prazo).
  • Controle de contas a pagar:

    Controle das contas que devem ser honradas pela empresa.
  • Controle mensal de despesas:

    Registrar o valor de cada despesa, acompanhando sua evolução.
  • Controle de estoques:

    Registro fornece informações para reposição dos produtos vendidos e redução de produtos parados no estoque.

Como fazer controle financeiro?

O forma de se fazer o controle financeiro mais indicada hoje em dia é através do uso de um software de gestão financeira. Desta forma, quando os erros acontecem são mais fáceis de serem identificados. São também mais fáceis de serem utilizados, práticos e organizados do que as outras opções antigamente utilizadas.

Porque utilizar o Software de controle Financeiro?

Desenvolvidos para poder administrar todo setor financeiro de uma empresa, os Softwares de Controle Financeiro economizam tempo, custam pouco e otimizam o controle financeiro do seu negócio.

Abrangendo funções como controle de despesas e receitas, previsão de fluxo de caixa, programação de contas a pagar e receber, emissão de boletos e notas fiscais, controle de estoque, os softwares de controle financeiros são fáceis e simples de usar, rápidos e intuitivos.

Nesses softwares, as informações são mais exatas e acessíveis, com mais precisão e consistência, a facilidade de organizar despesas e outros itens do controle financeiro é maior e tudo isso permite um melhor planejamento e uma análise estratégica mais eficiente.

A visualização dos dados e relatórios também é muito melhor, e de fácil compreensão, contanto até com gráficos demonstrativos como no sistema TagPlus.

Controlar as finanças da empresa significa possuir a consciência da situação financeira real em que a empresa se encontra. Isto é, significa saber qual é o melhor momento para se realizar investimentos ou não. Não deixe para depois, comece agora mesmo um controle financeiro rígido e eficaz para garantir o sucesso da sua empresa!