Como funciona o acompanhamento De NF-e?

Sobre NF-e, um questionamento razoável é sobre o acompanhamento de NF-e (Nota Fiscal Eletrônica). É possível realizar o acompanhamento de NF-e através de um documento chamado DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica). Para clarificar mais sobre o processo de acompanhamento de NF-e, iremos explicar como é o Fluxo de envio da NF-e, desde sua geração até a transportadora.

Como funciona o acompanhamento De NF-e?

Fluxo de envio da NF-e

De maneira simplificada, a empresa emissora de NF-e acessa o seu software emissor de NF-e como o TagPlus, através da internet e gera uma NF-e com as informações relativas à transação comercial entre ela e seu cliente.

O sistema TagPlus então vai realizar as verificações automáticas para garantir o atendimento aos requisitos técnicos exigidos durante e após o preenchimento da NF-e, e quando o usuário enviar a NF-e, o sistema TagPlus irá assinar digitalmente o arquivo (através da assinatura eletrônica, que é o que vai garantir a integridade dos dados e a autoria do emissor.), criptografá-lo e enviar o .XML (extensão de arquivo da NF-e) para a Secretaria da Fazenda do Estado (SEFAZ) onde reside o contribuinte emissor, pela internet.

A SEFAZ, ao receber o arquivo, realizará um processo de pré-validação e devolve um protocolo de recebimento (Autorização de Uso), sem o qual não poderá haver o trânsito da mercadoria. Essa autorização será recebida pelo Software emissor, que armazenará o .XML aprovado e enviará automaticamente o arquivo eletrônico para o destinatário da NF-e.

É depois desse passo que é impresso em papel comum a DANFE, que é uma representação gráfica simplificada da NF-e e serve para acompanhar o trânsito da mercadoria. A partir daí, então, é possível fazer o acompanhamento da NF-e emitida.

Como funciona o acompanhamento De NF-e?

Acompanhamento de NF-e: o DANFE

O DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica), como explicamos, é uma representação simplificada da NF-e. Esse documento possui uma chave numérica com 44 posições para consulta das informações da Nota Fiscal Eletrônica (Chave de Acesso), permite o acompanhamento da mercadoria em trânsito, fornecendo informações básicas sobre a operação em curso (emitente, destinatário, valores, etc) além de auxiliar na escrituração das operações documentadas por NF-e, no caso do destinatário não ser contribuinte credenciado a emitir NF-e.

Além da chave de acesso para consulta da NF-e na Internet o DANFE também possui um código de barras bi-dimensional que facilita a captura e a confirmação de informações da NF-e pelas unidades fiscais.

O DANFE não é uma nota fiscal, nem substitui uma nota fiscal, servindo apenas como instrumento auxiliar para consulta da NF-e, pois contém a chave de acesso da NF-e, que permite ao detentor desse documento confirmar a efetiva existência da NF-e através do Ambiente Nacional (RFB) ou site da SEFAZ na Internet.