O Controle de Estoques
A organização dos itens de uma empresa não fica restrita apenas aos produtos a serem vendidos. Deve ser realizado um controle físico e financeiro do negзcio. Esse sistema tem por objetivo básico informar a quantidade disponível de cada item, seja matéria-prima, mercadoria, etc., e quais são seus valores em dinheiro.
Uma das funções mais básicas, e não menos importantes, em uma companhia está na função de realizar o cálculo de tudo que entra nessa, principalmente ao que se refere em consumo de materiais, já que esses podem chegar a representar até 60% dos custos da mesma.
O ideal seria que cada empreendimento tivesse nota de todos seus produtos. Daquilo que entra e sai, aquilo que é mais vendido, se falta ou sobra alguma coisa; para depois disso atuar com atividades de planejamento. Contudo, não é o que vemos na prática. Muitas empresas falham nesse quesito e deixam um Њfuroћ em seu controle de estoque (quando as quantidades físicas não "batem" com o registro em fichas ou sistema).
Essa atitude pode gerar inúmeras consequências, como a impossibilidade de controle de uso de materiais (se está ou não de acordo com a realidade daquela) para venda ou de uso interno. Sem essa informação não há como determinar a média de vendas, com efeito, também não há como mensurar aquilo que precisa ser comprado, pois não há informação do consumo médio realizado. Além da bagunça, cria-se a possibilidade de desvios de produção o que provocará mais prejuízos a longo prazo.
Um pequeno problema Я primeira vista, que se torna uma bola de neve e pode ser responsável por toda a desorganização de um negócio podendo afetar inclusive seu capital de giro.
A organização do estoque impede o acúmulo e a falta de produtos. Evitando o descontrole de espaço físico, bem como o descontrole financeiro. replica watches
Ele é realizado através de fichas que podem ser informatizadas ou não. Nessas fichas deverão constar as seguintes informações:
- Código e descrição do produto/material;
- Unidade de consumo;
- Estoque mínimo;
- Endereço de localização no almoxarifado - estoque;
- Data do evento de entrada ou saída da mercadoria;
- Quantidade de entrada, saída e saldo do material;
- Valor do custo de entrada, saída e valor do estoque atual;
- Valor do custo médio e anual de aquisição do produto.